quinta-feira, 19 de junho de 2014

asexual, não assexuadx !

Eu estava a muito tempo pensando em escrever sobre minha sexualidade. Não queria fazer isso no outro blog porque ele mistura muitos textos reais com ficção com recortes de conversas e eu acho que ia ficar tudo muito disperso, mas ainda não tinha encontrado uma forma de escrever sobre o tema de modo que eu acreditasse que o blog fosse durar mais de um post. Navegando no site asexuality.org, um forum internacional sobre o tema, eu encontrei uma thread que era como um "post-ajuda" pra quem quisesse começar a escrever um blog sobre o assunto e não soubesse como começar. O mesmo disponibiliza 20 tópicos para serem "respondidos" nos blogs e eu achei que facilitaria começar a escrever se eu tivesse sempre um tema para interligar com minhas experiências pessoais. Assim dedico esse espaço para relatar impressões minhas sobre a sexualidade e minha vida. As postagens vão ser o quão pessoais e íntimas eu puder ser...

   A primeira pergunta do quiz era sobre qual é minha orientação romantica / sexual. Para ser breve e escrever de uma forma  que possa ser compreendida eu vou explicar onde me encontro no espectro da sexualidade e prometo que a próxima postagem trabalhará melhor os conceitos do espectro da asexualidade, que é cheia dos seus termos específicos. 

  Meu nome é Roque. Tenho 21 anos de idade, sou estudante de psicologia, meu signo é escorpião, minha cor favorita é roxo. Minha orientação sexual ? Sou asexual. Asexual e panromântico. E é aqui que começam a aparecer as terminologias que não aparecem em nenhum outra orientação sexual porque as mesmas não se fazem necessárias. Acho que, apesar de não querer ser extremamente didático aqui e estar guardando isso para outra postagem, pelo menos uma explicação básica deva ser dada :
                 
 A DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO SEXUAL E ORIENTAÇÃO ROMANTICA :
                                             

     Essa é uma diferenciação utilizada normalmente dentro do meio asexual e é muito útil porque mesmo que não sintamos atração sexual por ninguém (indepentende da identidade de gênero), existem asexuais que ainda sentem atrações românticas e gostariam de ter ou tem relacionamentos. Assim utiliza-se as mesmas nomenclaturas que se utilizaria para a atração sexual (homo, hetero, bi, pan ... ) porém como não sentimos atração sexual, utilizamos a terminologia romantica. Assim temos heteroromanticxs, biromanticxs, homoromanticxs, panromanticxs ... e aromânticxs, claro. Porque existem asexuais que também não sentem atração romântica.

Assim, sou asexual e panromanticx, o que significa que, apesar de não estar sexualmente interessadx em pessoas, ainda me sinto romanticamente atraídx por algumas pessoas e penso em ter relacionamentos.

                  QUAL O MEU PROBLEMA COM O TERMO ASSEXUADX ?
Bem, eu acredito que muitas pessoas façam isso por falta de conhecimento. Existe pouco material em português sobre asexuais e ainda existe pouco ativismo asexual por aí, então as denominações ainda não são claras nem utilizadas o tempo inteiro. Inclusive muitos asexuais escrevem "assexual" ou mesmo "assexuadxs". Meu problema com esse termo é que ele é um termo biologicista, utilizado para falar sobre determinadas espécies que não possuem sistema reprodutor e se reproduzem de forma assexuada. Nada tendo a ver com orientação sexual ou com a espécie humana e servindo mais como uma palavra de reconhecimento automático "não faz sexo = assexuadx" do que como uma "forma de ofensa". De qualquer modo me incomodo com o fato e gostaria de frizar aqui para que, pelo menos xs amigxs que leem o blog pudessem tentar não cometer o mesmo erro. Em relação ao termo assexual, é apenas questão de norma ortográfica que exige o ss, mas eu não acredito que seja necessário e sua forma com apenas um s é a forma universal (inglês) de reconhecimento, logo, utilizo a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário